CONTEÚDO

Inteligência competitiva é o norte das empresas gerenciadoras de obras

Falta de cumprimento de prazos, baixa produtividade, queda na qualidade e prejuízos financeiros são algumas das principais consequências negativas da falta de um correto processo de gerenciamento de obras. Em se tratando de buscar bons resultados de eficiência e produtividade, o ponto de partida é, sem dúvida, um bom planejamento.

Vamos, então, falar sobre eficiência na gestão do processo construtivo e do importante papel cumprido por empresas gerenciadoras de obras? Siga a leitura e fique por dentro de insights valiosos para o sucesso da sua obra.

Você vai entender melhor os aspectos a considerar para um correto planejamento, levando em conta os fatores e mecanismos de acompanhamento e controle e o papel da aplicação de princípios de inteligência ao gerenciamento de obras

O que é um gerenciamento de obra eficiente?

Em se tratando do contexto da construção civil e, especialmente, dos canteiros de obras, o processo de gestão passa por alguns quesitos dificultadores. Um desses pontos é, por exemplo, a manutenção de alguns paradigmas tradicionais no processo de gerenciamento de obras. Afinal, estamos falando de um setor que ainda aparece como o segundo pior em termos de adaptação à tecnologia.

Portanto, é fundamental repensar formas de investir em potencialização de competitividade e eficiência. Para isso, é possível contar com o apoio de novas propostas metodológicas, que sistematizam passos e etapas, guiando a dinâmica de gerenciamento.

Como fatores fundamentais na equação de uma gestão de obra eficiente, entram em jogo planejamentos adequados de produção, operação e logística. Além disso, é preciso desenvolver processos que englobem gerenciamento de recursos, prazos, e  pessoas. Para completar, ainda é necessário ter em mente políticas de gestão de pessoas, qualidade, segurança e meio ambiente.

Ou seja, estamos falando de um amplo e complexo conjunto de atividades cuja operacionalidade não é nada simples, principalmente, em se tratando da condução de diversos canteiros em paralelo, como ocorre na rotina de muitas construtoras e profissionais gestores.

A contribuição das empresas gerenciadoras de obras

O foco de colaborar no estabelecimento de instrumentos e ferramentas que apoiem todo esse processo de gerenciamento e controle da execução de obras está no centro da atividade das empresas gerenciadoras de obras. São players especializadas em planejar e acompanhar a execução de obras, garantindo desempenho, qualidade e resultados.

Por sinal, o pioneirismo da Eunos no conceito de inteligência de obra reside, justamente, no posicionamento da empresa nesse perfil de gerenciadora. A partir da aplicação de metodologia inteligente no processo de gestão da obra, diretores, engenheiros e gestores conduzem um processo decisório com o suporte de dados durante todas as atividades a realizar antes e durante a execução da obra. Além disso, o jeito Eunos de fazer engenharia envolve a captação e organização de dados e informações, que permitem acompanhamento e monitoramento de resultados.

Num processo cujo ponto de partida é um diagnóstico detalhado que dá base a um planejamento com definição de indicadores de desempenho, é possível ter controle efetivo sobre cada atividade. É um contexto que também torna possível mapear tendências e cenários, lançando mão do suporte de relatórios específicos que permitem a constante análise e efetivação de possíveis medidas corretivas.

E tudo isso a partir de um gerenciador de projetos on-line, que se alia ao acompanhamento presencial e remoto, e ao atendimento personalizado de uma equipe altamente especializada e profissional. É a garantia do cumprimento do papel de inteligência, eficiência e resultados que está na base da atividade de uma empresa gerenciadora de obras, com seu canteiro cumprindo prazos e seguindo a previsão de orçamento.

Compartilhar:

Deixe um comentário