CONTEÚDO

Saiba como entregar a obra dentro do prazo e cumprindo o orçamento

Alguns dos principais fatores de prejuízo e perda de credibilidade por parte de construtoras são, sem dúvida, os atrasos e as situações em que o orçamento é ultrapassado durante a execução das obras. O dinamismo do estaleiro da obra torna o trabalho sujeito a imprevistos, fazendo a manutenção do cronograma físico-financeiro um dos principais desafios dos gestores de obras.

Afinal, gastos desmedidos comprometem a saúde financeira das empresas e obras atrasadas geram desconfiança, manchando a imagem de construtores perante o mercado. Evitar esses prejuízos começa com a, fundamental, preocupação com o planeamento, uma etapa nem sempre tratada no início dos processos construtivos. Se quer saber mais sobre os estragos provocados pelos atrasos e gastos excessivos, mantendo atitudes preventivas, este texto vai ser esclarecedor.

O Cronograma é para ser cumprido

Para entender o quão importante é uma obra ser executada de acordo com a previsão de prazos, basta observar os dados divulgados pela Associação dos Mutuários de São Paulo e Adjacências (AMSPA), em relação ao primeiro trimestre de 2017. Das 2888 queixas recebidas pela entidade, 15% diziam respeito ao não cumprimento do prazo de entrega por parte das construtoras. Com estes dados em mente, pode existir uma certa desconfiança na aquisição de imóveis.

Má comunicação, problemas logísticos e de transporte, variações climáticas, descompromisso por parte dos fornecedores, mudanças não planeadas e muitas versões dos projetos são algumas das principais causas referidas por especialistas para os atrasos nas obras. Embora nem todos estes fatores possam ser previstos, se um planeamento for bem feito, muitos problemas durante o processo serão evitados.

Como prevenir atrasos:

Fique atento às dicas abaixo e tenha a garantia de que a sua obra vai realizar-se e ser concluída no prazo estipulado:

  • Os prazos e tarefas de cada membro da equipa devem estar claros e ser comunicados de forma objetiva e precisa;
  • Nesse sentido, crie canais eficientes de comunicação, aproveitando a tecnologia que estabelece conexões online e em tempo real, evitando os atrasos de informação nos estaleiros;
  • Todos os processos necessitam de estar documentados;
  • Consulte a previsão da meteorologia antes e durante a obra e preveja atividades nas quais a equipa possa ser aproveitada, mesmo com mau tempo;
  • Os excessos devem ser evitados. Os processos devem ser pensados à medida; o desperdício de materiais, que ronda em torno de 30%, precisa de ser evitado; o stock exige um controlo rigoroso; as equipas não podem ficar à espera. A propósito do staff, a análise da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) estima que 67% dos trabalhadores em estaleiros realizam operações que não adicionam valor à edificação. Fique atento a este ponto;
  • A liderança é primordial. É fundamental o olhar de um gestor atento ao planeamento, promovendo a eficiência à entrada e saída de materiais e à movimentação das equipas, sem tornar os atrasos, defeitos e falta de padrão recorrentes.

Como evitar gastos não previstos no orçamento?

Quando falamos em ultrapassar o orçamento, é importante destacar que esses excessos, muitas vezes, são motivados pelos atrasos e pelos motivos que acabámos de mencionar. O que não pode ser esquecido, mais uma vez, é que a saúde financeira de uma obra começa no planeamento, com um estudo rigoroso da viabilidade económica, que vai mostrar à construtora se existe, ou não, margem para a execução do projeto.

As finanças e as etapas da obra devem estar interligadas do início ao fim. Quando se planeia um cronograma, este já deve prever que determinadas etapas estão associadas a momentos em que o fluxo de caixa esteja coordenado com o andamento da obra. O fluxo de caixa deve ser acompanhado com rigor, permitindo que haja ajustes e novas definições, para que tudo corra como previsto.

Para manter o orçamento

  • Seja realista e rigoroso no estudo da viabilidade financeira;
  • Foque-se nos orçamentos, para conseguir melhores preços;
  • As condições de pagamento precisam de estar adequadas ao seu planeamento;
  • Aproveite os descontos e oportunidades através de parceiros;
  • Mantenha um fluxo de caixa controlado e documentado;
  • Esteja atento e tenha uma visão estratégica, que encontre soluções económicas para imprevistos ou momentos em que seja necessário ultrapassar dificuldades ou problemas pontuais.

O trabalho de inteligência de obra realizado pela Eunos destaca-se, justamente, na aplicação destes tópicos que garantem o cumprimento do prazo e orçamento. Atuamos no planeamento e realização de obras, a partir de uma visão inovadora, propondo uma nova forma de pensar nas soluções.

Vale a pena conhecer, por exemplo, o Gero Obras, o primeiro engenheiro digital do Brasil, que faz parte da equipa Eunos. É uma plataforma online de soluções em engenharia que coloca a construção civil na era da computação cognitiva de Machine Learning. Visite o site www.geroobras.com.br e saiba mais sobre esta grande ferramenta!

Compartilhar:

Deixe um comentário